segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Música mais música !!!!


Livros (Caetano Veloso)



Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.

Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.

Os livros são objectos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:

Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.

http://www.youtube.com/watch?v=7vV22LRNrpk

* Não iria comentar essa letra mas ela é tão boa que é impossível não comentar.
Comentário 1. Caetano, apesar de eu ter alguns problemas com ele, o acho um dos melhores compositores que a Musica Popular Brasileira tem. Lembro de algumas nesse mesmo nível como: Língua, Queixa, Um Índio, Haiti - que dividiu a composição com Gilberto Gil - entre tantas outras.
Comentário 2. Acho os primeiros versos um dos mais bonitos que já vi - Tropeçava nos astros Desastrada - magnífico.
Comentário 3. Me vejo muito nos versos Quase não tínhamos livros em casa e a Cidade não tinha livraria. Primeiro: Em minha casa só tinha o livro Capitães da Areia de Jorge Amado. Segundo: Camaçari não tinha e não tem uma livraria.
Comentário 4. Acho exatamente que (...) a frase, o conceito, o enredo e o verso É o que pode lançar Mundos no Mundo.
Enfim bela letra merecida de ser ouvida e lida, observada e analizada.
Fiquem a vontade.

3 comentários:

  1. Pra quem quer ser professora de português essa música é uma inspiração.. já te falei, mas falo de novo, vou usá-la em minhas aulas e vou analisar todos os detalhes com meus alunos, pode deixar!!

    ResponderExcluir
  2. gostei do blog cara muinto bom virei seguidor um abraço.. ficarei acompanhando!

    ResponderExcluir