segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quando meu sonho e de meu Irmão era ser jogador de futebol

Acho o esporte um instrumento formidável de mobilização, entretenimento e socialização. Acredito no poder que ele tem em aglutinar e principalmente de despertar um senso de coletividade e de  solidariedade nas pessoas. E Por que não, Político?



O Futebol aqui no Brasil é um fenômeno. Em cada canto, bairros favelas, áreas rurais de nosso país tem pelo menos um espaço - seja ele um campo verde ( de grama ou sintético), quadras, praias, ou até ruas que não passe tantos carros - destinados à pratica do esporte mais popular do nosso país.


Quando era criança e depois adolescente, antes de entrar pra UJS, pegar o bába (nome popular do esporte na Bahia) entre a galera do bairro era algo religioso. Quase um ritual.


Eram todos os dias, ás cinco horas, quando o sol já tava baixando, que eu e meu irmão íamos nos juntar à aquele monte de gente num campo que tinha exatamente atráz da minha casa ou numa quadra que deve existir ainda na associação de moradores. Ás vezes só chegávamos bem de noite, depois que fizeram uma quadra com refletores lá no bairro. Achávamos um máximo poder jogar a noite sem sol e com uma claridade excelente dos refletores. Tinha até o Bába da meia noite. Imaginem!!!


Meu irmão, muito mais "fominha" que eu, era conhecido entre a galera pela sua dedicação quase viciada pelos bábas. Era  sempre um dos  primeiros a estar no campo a postos, e um dos últimos a sair. Sem Exagero de minha parte. As vezes pulava o muro de casa quando minha mãe não o deixava sair pra jogar. 


Tinham um poder de mobilizar jovens, esses bábas, impressionante!!!
Éramos conhecidos por todos do bairro e da escola - modéstia a parte jogávamos muito... rs!!! Disputávamos torneios, fazíamos parte do time da escola, até já fui pra Minas Gerais disputar
um Campeonato pelo time que eu fazia parte.




Meu sonho, dos meus dez até meus treze pra catorze anos, era ser jogador de futebol ( Aliás, sonho de quase noventa por cento dos meninos dessa idade). E acreditava piamente que chegaria a ser um. Abandonei o sonho quando peguei o violão emprestado de minha tia e descubri que queria ser Músico.

Boas lembranças essas...é algo que não se perdi dentro de nós e que fica ali guardado na lembrança e chegam assim numa noite como essas. Essa história, somada a mais outras tantas me fez ser o que eu sou. É Minha essência. E as valorizo muito.

Fico Feliz em compartilhar com todos Vcs.






3 comentários:

  1. Nossas histórias tem de ser valorizadas mesmo.. adoro essas coisas... :)

    Velho, vc já viajou pra MG pra jogar?? que massa.. vc é um atleta e eu não sabia!! rsrs

    Lindo post!

    Eu não entendo nada de futebol, e nem acompanho (sobretudo os grandes, na tv), mas acho tão lindo em cada bairro, e quase em toda rua ter um grupinho jogando, se divertindo, confraternizando. Adoro quando passo numa rua aqui no bairro e os guris param e dizem: olha a moça aí.. super educadinhos e amáveis! rs

    Sem dúvida, é super saudável.. queria eu ter tido um passado envolvendo uma prática assim, tão coletiva e saudável! :)

    ResponderExcluir
  2. Acho massa ver vc e Douglas jogando juntos, vcs têm uma química massa, humilham todo mundo... apesar de vc não estar mais tão em forma assim.. hehe. mas ainda fico toda orgulhosa qd te vejo jogando.. acho que vc tinha futuro mesmo, pq até hoje ainda joga bem!
    O ruim é que perdi de casar com um jogador cheio de dinheiro!! haha..

    Ah, só não concordo muito com a quantidade de dinheiro que corre nesse meio, poderia ser dividido com os outros esportes que ficam meio esquecidos e sem tanto investimento.

    Te amo!!!

    ResponderExcluir
  3. Estava falando sobre isso por esses dias, pq às vezes vejo meu primo entretido jogando vídeo-game (q eu amo de verdade), mas ele quase não joga futebol.

    Sempre achei o máximo ver os guris (e tbm as gurias, como eu, obviamente) jogando nas ruas, fazendo amigos.

    E concordo plenamente qdo Joice diz q é injusto o modo como valoriza-se o futebol em detrimento de outros esportes.

    Mas concordo tb q futebol é uma paixão, um vício mesmo, e eu meio q compartilho isso. A História do futebol e as curiosidades são fascinantes. rs E é uma pena meu time não ganhar bons títulos há algum tempo! rsrs

    ResponderExcluir